Como manter uma boa comunicação com seu cliente?

Os meios para exercer a boa comunicação são muitos. Com o grande crescimento da internet na última década, plataformas online se tornaram grandes aliadas das empresas, possibilitando a divulgação de produtos ou serviços de forma mais rápida. Diversificar as redes sociais disponíveis para contato pode ser uma boa tática para se comunicar com o seu consumidor. Facebook, Instagram e Whatsapp são ótimos canais de comunicação, além da insubstituível caixa de e-mails.

Dessa forma, clientes que não sejam usuários de todas elas, ficarão a par de novidades, independentemente da plataforma. Também é importante promover uma Central de Atendimento, que torne possível tratar demandas como sugestões ou reclamações. Pode ser online ou em forma de call center, dependendo da viabilidade financeira.

Atendimento ao Cliente

Depois da parte “burocrática”, é imprescindível que a parte prática da comunicação esteja alinhada. Dúvidas sobre atendimento ao cliente são comuns, mas fáceis de serem sanadas. O primeiro passo é ter propriedade do que está falando. Demonstrar segurança sobre o tema abordado é extremamente importante, pois passa credibilidade ao consumidor.

Fazer o máximo para evitar expressões como “eu acho” ou que possam colocar em xeque o que está sendo dito. Objetividade é essencial, mas não pode ser confundida com agressividade. O consumidor não gosta de sentir que está sendo enrolado, portanto trata-lo com sinceridade é a melhor saída. Entretanto, a sinceridade tem que ser aplicada em meio à gentilezas e prestatividade. E lembre-se, grosserias podem acabar afastando um possível comprador.

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