A Era do Podcast: 5 programas que todo empreendedor deve ouvir

Às vezes, na correria do dia a dia, falta tempo para ler um livro e aprender mais sobre o mundo dos negócios, mas sempre ouvimos aquela música – no rádio ou em alguma plataforma musical – no caminho para o trabalho. Como a falta de tempo limita o aprendizado, o podcast se tornou uma fonte de conhecimento rica e acessível. Existe podcast de tudo que é assunto, e, entre eles, dicas para empreendedores. 

Aproveite seu tempo livre para adquirir conhecimento, ouvindo podcasts. Você pode escutar enquanto viaja, trabalha ou faz aquela caminhada. Criamos uma lista com 5 podcasts para empreendedores ouvirem e aprenderem cada vez mais sobre o mundo dos negócios. Confira: 

BRAINCAST
https://www.b9.com.br/shows/braincast/

O portal B9 possui diversos podcasts e o Braincast é um dos mais importantes por abordar diversos assuntos, além de estar no ar há mais de 10 anos. O podcast é comandado por Carlos Merigo – fundador e editor-chefe do B9 – e foca em criatividade, tecnologia, cultura e negócios. O empreendedor que deseja ficar por dentro das tendências não pode deixar de ouvir, já que ele traz os assuntos do momento e ideias que podem ajudar seu negócio. Por ser um pouco mais informal e descontraído, é o podcast ideal para ouvir durante uma caminhada, por exemplo. 

DO ZERO AO TOPO

https://www.infomoney.com.br/tudo-sobre/do-zero-ao-topo/

O podcast Do Zero Ao Topo do Infomoney – portal de notícias de economia e finanças (https://www.infomoney.com.br/) -, traz histórias de empreendedores e empresários por trás das maiores empresas do país. Apresentado por Letícia Toledo – repórter do portal -, o canal entrevista empresários sobre o início da carreira, desafios enfrentados ao longo dos anos, incertezas e momentos decisivos para seu negócio. Esse podcast aborda ideias de negócios, concorrência, vida e carreira de empreendedores de sucesso e seus desafios. Vale a pena ouvir na sua viagem ao trabalho. 

LIKE A BOSS

https://www.likeaboss.com.br/

Apresentado por Paulo Silveira – CEO do Grupo Caelum Alura de ensino de tecnologia – e Rodrigo Dantas – CEO da Vindi plataforma de pagamentos online -, o Like a Boss tem um formato diferente de outros podcasts, pois é apresentado em formato de série, ou seja, por episódios e temporadas, em que seis líderes são convidados para falar sobre seus processos e aprendizados – atualmente ele está fazendo sucesso em sua 5ª temporada com empreendedores como Stelleo Tolda, do Mercado Livre, Tom Canabarro, da Konduto, Fiamma Zarife, diretora do Twitter Brasil, Eldes Mattiuzzo, do Telecine e outros CEOs de sucesso.
Vale a pena ouvir essa série – se podemos nomear assim -, em podcast e pegar dicas, ideais e aprender coisas novas. 

A MENTE EMPREENDEDORA
https://podcasts.apple.com/br/podcast/a-mente-empreendedora/id1105639808

O podcast A Mente Empreendedora é apresentado por Gustavo Oliveira, professor do DeROSE Method, engenheiro e mestre em Marketing. No podcast, ele oferece técnicas e dicas para conquistar habilidades de um empreendedor de sucesso. Este programa é mais focado em quem está começando a empreender e as dicas do Gustavo incluem técnicas de meditação, hábitos de produtividade, como enfrentar dificuldades e como tomar decisões.

RESUMOCAST

https://www.resumocast.com.br/

O Resumocat é comandado por João Cristofolini – empreendedor nas áreas de educação, tecnologia, saúde e social e autor do livro “O que a escola não nos ensina” – e Gustavo Carriconde – idealizador do Resumocast,  investidor e mentor de startups e empreendedor em diversos outros nichos -, ele apresenta dicas de leitura sobre empreendedorismo. Basicamente, o programa mostra o resumo de uma obra em 30 minutos, tempo de duração de cada episódio. Por ser um podcast mais tranquilo com referência a livros é interessante e relaxante acompanhar o Resumocast na volta do trabalho para casa, quando estiver no trânsito.