A importância da comunicação em tempos de pandemia

A COVID-19, doença causada pelo novo Coronavírus, está assolando o mundo e a pandemia já atingiu o Brasil. Em um mês, mais de milhares foram contaminados no país e diversas mortes registradas.  Mas, nessa situação atípica, qual o papel da comunicação para os empreendedores? A NoAr te mostra o quanto valorizar isso é fundamental para encarar esse momento difícil. 

Em períodos como esse, é imprescindível que a equipe de comunicação de uma empresa esteja alinhada para evitar a propagação de notícias falsas entre seus funcionários e também para adotar medidas em relação a uma possível gestão de crise. 

Para que a marca consiga contornar a crise, é preciso traçar um plano estratégico, que contenha informações claras sobre de que forma é possível manter um ambiente corporativo organizado e saudável, frente à novas demandas e rotinas que poderão incorporar o padrão da empresa. Cada setor precisa redefinir suas necessidades e prioridades, para que seja possível dar andamento aos projetos e negócios sem grandes baques. 

É parte das responsabilidades da comunicação interna também, possibilitar o trabalho remoto (home office). Principalmente no caso específico da COVID-19, as medidas de prevenção e higiene tem de ser reforçadas, por isso, os profissionais dessa área podem possibilitar materiais informativos aos funcionários e clientes, como newsletters e posts especiais nas redes sociais. 

O principal tópico em meio a todas essas funções é o trabalho da comunicação em reforçar a imagem da marca para que os efeitos da crise sejam minimizados, fortalecendo divulgações e implementando novidades que possam ser úteis para as pessoas, ajudando a minimizar as consequências desta crise. Serviços de delivery, campanhas de doação, tecnologia, transformação digital,  e iniciativas que valorizem os pequenos empreendedores têm sido uma maneira inteligente de reinvenção e solidariedade, firmando positivamente o nome da empresa.

O mundo nunca precisou tanta de informação, tecnologia  e generosidade. Se o seu negócio pode ajudar as pessoas neste novo cenário, com tecnologia, conhecimento ou uma nova forma de fazer negócio, é sua obrigação contar ao mundo. O trabalho vai se reinventar depois da pandemia: se você pode ajudar, fale! 

Redação NoAr

Artigos relacionados


Notice: WP_Query foi chamado com um argumento que está obsoleto desde a versão 3.1.0! caller_get_posts está depreciado. Utilize ignore_sticky_posts no lugar. in /home/noarrpco/public_html/wp-includes/functions.php on line 4865