A reputação do seu negócio é a sua prioridade

Após consolidar um modelo de negócio, chega um momento tão importante quanto a idealização da estrutura do business: a estratégia de reputação. Entre nanos e grandes negócios, entre lojinhas de garagem e multinacionais, para todos os empreendedores do planeta, a reputação deve ser importante. Não importa o tamanho do seu target ou da sua operação: o que vão pensar da sua marca é responsabilidade sua. 

Por isso, é importante que antes de contratar ou internalizar uma equipe de comunicação, você pense na outra ponta e entenda o seu consumidor final. Onde ele está? Como vai se conectar com o seu negócio? Imagine que você é uma microempreendedora, que acabou de abrir um salão de beleza em uma movimentada rua de um bairro – o que é mais importante, a placa do salão ou um anúncio de Facebook? Agora imagine que esta mesma empreendedora tem um aplicativo para serviços de beleza a domicílio. O anúncio do Facebook ganha outro peso, certo? 

Mas uma estratégia de reputação não é planejada apenas a partir da comunicação externa. Perpassa cultura, atendimento, pós-venda, qualidade. Nos tempos de hoje, quase tudo pode ser documentado. E o relato de uma má experiência ou de uma propaganda enganosa, por exemplo, pode se tornar irreversível. 

Você já assistiu ao documentário Fyre Festival – Fiasco no Caribe, distribuído pela Netflix? Trata-se de um relato recente, de um festival que aconteceu (ou deveria ter acontecido) em 2017, em uma ilha paradisíaca no Caribe. Vários imprevistos e imprudências aconteceram para que o nome do documentário se tornasse “Fiasco”, mas uma grande lição de reputação acontece em duas cenas. Na primeira, no início do documentário, é relatado o alto investimento em influenciadores que os organizadores fizeram, para que todos divulgassem o Festival – incluindo famosos como Kendall Jenner. Esta ação custou milhares de dólares e, de fato, repercutiu bem entre o público-alvo do evento. Mas bastou, no primeiro dia do Festival, um consumidor frustrado publicar uma foto do sanduíche modesto que a reputação do Fyre Festival foi abalada. A partir daquela imagem, os relatos de insatisfação ganharam ainda mais força. 

Uma régua de relacionamento com o cliente é individual e intransferível. Para algumas marcas, a mídia off já não faz sentido há anos, enquanto para outras marcas, a novela das 21h segue como uma boa estratégia. 

Uma operação de assessoria de imprensa tem como foco, além da divulgação de uma marca, a prevenção e preservação de sua reputação. Já com o inbound marketing, é possível construir uma relação com o cliente ideal e convencê-lo a optar pelo seu negócio ou produto. O ideal é que haja uma conscientização de reputação em todos os pontos de contato do negócio.

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