Dicas para criar uma estratégia de comunicação eficaz para a sua empresa

A forma com que as empresas se comunicam se reinventa a cada dia, atenta aos novos canais que surgem como oportunidades de contato com o público e de oferta de produtos e serviços. Cada vez mais, o consumidor quer se sentir próximo das suas marcas favoritas, porém com liberdade para tomar decisões de compra quando ele bem entender. Por isso, conhecer o seu cliente é fundamental para se comunicar com ele de forma eficaz e assertiva.

Para construir uma comunicação transparente que dialogue cada vez mais com seu público-alvo é preciso analisar o cenário e estar antenado às novidades. Diante deste desafio, a Agência NoAr listou alguns pontos que merecem atenção na hora de criar uma estratégia de comunicação e marketing digital assertiva para as empresas. Confira:

PR Digital

As redes sociais mudaram a maneira como produzimos e consumimos notícias – e isso tem um impacto direto no trabalho da assessoria de imprensa, que precisa estar cada vez mais antenada ao mundo digital. Uma dica é produzir conteúdos otimizados, com hiperlinks – link building – que ligam as matérias produzidas com o site ou páginas da marca. Com isso, o seu público poderá chegar ao site da empresa de forma orgânica, aumentando a relevância na Web e nos mecanismos de busca.

Vídeos

A previsão do jornal Washington Post é de que, em 2019 o vídeo será responsável por quase 80% do tráfego da internet. Ainda não sabemos se eles estão certos, porém, o vídeo já domina a internet e é popular em seus diversos formatos (curtos ou longos). Muitos usuários preferem assistir a um vídeo do que ler um texto – e isso muda a forma de comunicação e, portanto, a forma de comunicar.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing ou Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo. É uma estratégia que deve andar de mãos dadas com a parte comercial da empresa. Uma dica para quem quer captar mais clientes é investir nessa estratégia, já que a adoção de marketing de conteúdo gera em média 4x mais visitas e 5x mais leads para as empresas.

Influenciadores

Com o poder de alcance das redes sociais, os influenciadores digitais devem ser encarados como parte estratégica do trabalho de divulgação de uma marca e/ou produto e na “conquista” de novos clientes. Uma das vantagens de se trabalhar com os influenciadores é que alguns têm um público bem segmentado e um assunto central – como beleza, finanças, fitness etc. -, o que permite à empresa acertar o seu “alvo”, e a outra é que o público confia neles e considera suas indicações.

Imagem: por ijeab – br.freepik.com