É verdade esse bilete? A importância da comunicação transparente para as empresas

Recentemente a internet foi invadida pela onda do “bilete” – caso do pequeno Gabriel Lucca, de 5 anos, de Bocaina (SP), que escreveu um bilhetinho dizendo que não haveria aula no dia seguinte e assinou com o nome da professora e, para trazer veracidade ao bilhete, completou com: “É verdade esse bilete”.

E do mesmo jeito que estava claro para a mãe do garoto, que aquele bilhete era falso, quando a comunicação da empresa não é transparente, e eficiente, isso também fica claro para o seu público externo. O público externo são todas as pessoas – com exceção dos donos e funcionários – que possam ter interesse por informações sobre a empresa: clientes, fornecedores, sociedade,  concorrentes, instituições financeiras e imprensa. Ter um bom relacionamento com este público é uma estratégia de negócios e demanda cuidado e atenção.

A transparência de uma empresa garante a credibilidade da marca, o que a torna mais forte no mercado frente a clientes e investidores, além de destacá-la em relação aos concorrentes. E a transparência de uma empresa se traduz em sua postura, por meio de suas ações e das ações dos seus funcionários, que devem estar alinhados com a política de conduta da organização, quando a representam.

Não se envolver em escândalos é umas das receitas de credibilidade. Porém, ainda que isso aconteça, o discurso transparente pode restaurar a confiança do público externo na marca. Esta postura é o caminho para retomar a credibilidade e a confiança do público externo e estas ações permitem que a empresa continue operando normalmente, fechando diversas parcerias de negócios com grandes empresas e contratando funcionários.

Além da postura, o discurso também é muito importante –  e ele deve ser transparente, mesmo nos piores momentos. Durante uma crise, por exemplo, não adianta mentir ou “maquiar” a informação, é preciso ser honesto, admitir o erro e se comprometer a corrigir e não errar novamente. E isso vale para todas as formas de comunicação da empresa (site, redes sociais, propagandas etc.), de modo a atingir clientes, parceiros, imprensa e sociedade, aumentando a confiança do público na marca e a credibilidade da empresa.

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