Os 5 canais de notícias que todo empreendedor precisa ler

Estar atento ao mercado é muito importante para os empreendedores, afinal tudo o que acontece ao redor do mundo pode impactar sua empresa. Por exemplo, o aumento do custos de produtos ou matérias-primas, a alta (ou a queda) de ações da bolsa, a inflação e até mesmo os acontecimentos políticos. O ideal é ficar atento em como a economia gira e traçar formas estratégicas de lidar com esses fatos. 

Neste contexto, os canais de comunicação podem não trazer soluções, mas apresentam fatos que ocorrem no mundo dos negócios. Estas informações podem auxiliar sua empresa em momentos de crise ou mesmo na hora de criar uma campanha para sua marca.

Para ajudar você a estar sempre antenado com informações e notícias do mercado, listamos 5 canais de notícia que todo empreendedor deve ler para se manter informado e se inspirar:

Valor Econômico (https://www.valor.com.br/)

Com pautas diárias sobre economia, finanças, política e outras editorias, o Valor Econômico é um dos principais veículos com reconhecimento nacional voltado para empresários, CEOs e empreendedores. O jornal traz levantamentos das ações de grandes empresas, o sobe e desce na Bolsa de Valores e outros casos de interferência na esfera econômica. Como empreendedor, é importante procurar saber o andamento da economia do país, para se preparar e entender como isso pode afetar o seu negócio. 

Além do jornal impresso e do site, o veículo tem outro portal, voltado para consultoria financeira com matérias sobre investimentos e dicas de como investir, o Valor Investe (https://valorinveste.globo.com/). 

Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN) (https://revistapegn.globo.com/)

Diferentes de muitos veículos voltados para empreendedores, o PEGN não tem como foco principal mostrar como anda a economia. As matérias apresentam cases de sucesso no empreendedorismo, produtos, pesquisas e dicas para abrir seu próprio negócio. O veículo tem grande visibilidade, pois, além da revista impressa e do site, ele também tem um programa semanal na TV Globo (aos domingos pela manhã). 

Informações como quais áreas estão se expandindo e como as startups e micro empresas estão alavancando seus negócios, servem de referência e inspiração para empreendedores.   

Exame (https://exame.abril.com.br/)

Podemos dizer que a Exame é uma mistura de Valor com PEGN, já que as matérias da revista apresentam tanto conteúdos de economia, quanto ideias inovadoras de marketing e publicidade, além de tudo o que está acontecendo no mundo dos negócios. A Exame oferece conteúdos especiais para PMEs e carreiras, além de um podcast, gravado pela equipe da Você S/A, que faz parte do núcleo da Exame. 

Eles apresentam debates sobre carreiras e negócios e é interessante ouvir especialistas debateram sobre o casos de empreendedorismo para poder adquirir conhecimentos, além da leitura no portal. 

Infomoney (https://www.infomoney.com.br/)

O Infomoney é um dos maiores portais de finanças. Para empreendedores que pretendem investir na Bolsa, Tesouro Direto ou outras aplicações, o veículo apresenta séries de dicas, além de exibição em tempo real da cotação de dólar, euro e o sobe e desce das ações. 

É importante estar atualizado e compreender como funciona o mercado de ações, assim é possível se preparar para crises econômicas e assegurar o seu negócio, além de analisar a concorrência e se superar no mercado. 

O Estado de São Paulo – Estadão (https://www.estadao.com.br/)

Calma! Sabemos que o Estadão não é um veículo focado em empreendedorismo, mas todo empreendedor tem que estar informado sobre tudo que acontece no mundo, e não somente na economia e nos negócios. O Estadão é referência em jornalismo, assim como a Folha de S. Paulo, O Globo e Correio Braziliense, entre outros. Ele tem conteúdos em diversas editorias, mantendo você antenado, com blogs, opiniões e jornalismo. 

É importante acompanhar os destaques do país para discutir em uma conversa de negócios, com amigos ou mesmo para tirar proveito de acontecimentos do mundo para sua empresa, como ganchos para a imprensa ou para as redes sociais, por exemplo. 

Veículos segmentados e voltados para o ramo da sua empresa também podem trazer insights, além de te darem uma boa noção do mercado e da concorrência. Todas as áreas têm ao menos um site ou blog que trata do assunto – de aviação à nanotecnologias. 

Se manter informado sobre seu mercado de atuação e incentivar seus sócios e/ou colaboradores a fazerem o mesmo é muito importante para manter alto o nível de conhecimento e criatividade na empresa.