Assessoria de imprensa de Awareness – o que é isso?

6Nem sempre a assessoria de imprensa é voltada para divulgar uma empresa ou um projeto. Algumas vezes as assessoria utilizam sua expertise em mídia para falar de uma causa, condição de saúde ou um assunto que atinge a população. No jargão corporativo, o awareness é usado normalmente por empresas de saúde, qualidade de vida, bem-estar, farmacêuticas, associações, sociedades, governo, entidades, ONGs para ajudar a conscientizar as pessoas sobre um assunto importante. O awareness de doença é o mais comum, com materiais que informam a população sobre condições de saúde importantes e os principais cuidados.

Se divulgar qualquer assunto merece atenção máxima e extrema acuracidade nas informações, a apuração de textos de awareness são ainda mais cautelosos. Afinal, você está fornecendo uma informação que pode mudar a vida daquela pessoa. A Agência NoAr – que tem grande experiência na divulgação de empresas de saúde, farmacêuticas e de qualidade de vida, elenca abaixo alguns cuidados na hora de fazer uma divulgação de awareness.

Fonte – A fonte das informações deve ser a mais especializada naquele assunto e com máxima credibilidade e idoneidade. O assunto é explicar uma doença: Qual é o centro de referência naquela doença? Quem é o médico especialista? Quem é o Formador de Opinião naquele assunto?

Não venda uma solução – Não se pode fazer panfletagem em divulgações de awareness. Não é ético e nem legal. O material sempre deve ser informativo, orientando o paciente a buscar ajuda médica ou de um profissional especializado naquele assunto.

Histórias Reais – Pessoas se interessam mais pela história de outras pessoas do que gráficos, indicadores e estatísticas. Ao compartilhar casos reais de pessoas que viveram aquela situação, você desperta a atenção e traz a esperança: se a pessoa superou, eu posso superar também.

Imagem: Blog do Assessor