Provavelmente, você já ouviu alguém falar que “o e-mail marketing morreu”, a verdade é que essa continua sendo uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que desejam construir relacionamentos com seus clientes.
Porque mesmo que sua base de clientes seja pequena, se você tiver um bom planejamento de conteúdo e usar as técnicas certas, suas campanhas de e-mail marketing podem trazer resultados impressionantes. Você só precisa aprender alguns macetes, que vamos revelar neste artigo.
E-mail marketing é para fazer relacionamento, não para vender
Sua estratégia de e-mail marketing não deve se basear apenas em enviar conteúdos promocionais. A venda precisa ser uma consequência natural de manter um bom relacionamento com seus clientes e não o objetivo principal da ação.
Por isso, ter uma base de contatos segmentada deve ser sua prioridade. Ao conhecer o comportamento e interesses dos leads, você pode enviar e-mails personalizados para esses grupos e aumentar as chances de que seus e-mails sejam abertos, lidos e até resultem em conversões.
Como construir um e-mail marketing personalizado?
Parece bobagem, mas a primeira recomendação para criar um e-mail marketing personalizado é usar o nome do remetente, como se você estivesse realmente conversando com essa pessoa.
Outra dica importante é criar um título atrativo, mas que seja honesto com o conteúdo que a pessoa encontrará. Um e-mail com título chamativo tem muito mais chances de ser aberto e lido, contudo, se o título for o ponto alto e o conteúdo for superficial e enganoso, provavelmente a pessoa não lerá o próximo.
Tome cuidado também com a frequência de envio. Segundo pesquisas, quase 70% das pessoas se descadastram de uma lista de emails quando o envio de conteúdos é excessivo. Um e-mail por semana é o ideal.
Outro ponto de reflexão é sobre o objetivo do contato. Qual ação você quer que a pessoa faça? É de acordo com o objetivo que você irá definir o tom do conteúdo. Além disso, use palavras que gerem ação do usuário sem que ele perceba que está sendo induzido àquele caminho.
💡E aqui vai uma dica extra: Se você quiser incluir mais informações, mas ainda sim deixar o e-mail enxuto, recorra a uma landing page, que nada mais é do que uma página feita para levar o usuário à conversão.
Por fim, recomendamos que capriche no uso de elementos. Sua call to action precisa ser evidente, então teste botões em diferentes cores e formatos para chamar a atenção e fazer o leitor clicar. Quer que as pessoas acessem seu site ou que o sigam nas redes sociais? Inclua ícones para esses sites.
O que oferecer em um e-mail marketing?
Em sua campanha de e-mail marketing você precisa oferecer conteúdo personalizado para o lead. Contudo, é importante pensar que cada tipo de conteúdo traz um tipo de lead diferente. Vamos explicar melhor abaixo:
- E-BOOK: é uma estratégia de captação bem interessante, mas os leads que chegam por meio do download de um e-book costumam ser desqualificados. Não baseie toda a sua estratégia em e-book grátis, caso contrário, você pode estar pagando por um lead que dificilmente gerará uma conversão.
- Aula: oferecer uma videoaula é uma isca melhor do que um e-book, pois esse tipo de material tem maior valor agregado. Além disso, o apelo para assistir uma aula é maior quando o material está disponível por tempo limitado.
- Conteúdo exclusivo: Já pensou em captar leads por e-mail e direcioná-los para um grupo de Telegram ou WhatsApp para envio de conteúdo exclusivo? Para manter as pessoas engajadas, recomendamos enviar materiais inéditos, áudios e vídeos apenas para os membros.
Prepare-se para despedidas: descadastramento de lista é normal
Mesmo que você siga todas as recomendações que preparamos neste artigo, alguns leads não vão sentir conexão com os conteúdos e vão se descadastrar da sua lista de e-mail.
Não se preocupe com isso, é normal e, provavelmente, essas pessoas não iriam converter de qualquer forma.
Para concluir este artigo, podemos afirmar que uma estratégia de e-mail marketing só para vender morreu, contudo, o e-mail de relacionamento continua conectando pessoas e impulsionando negócios.
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