Seu e-commerce pode ter tudo para dar certo; e, ainda assim, passar despercebido. 

Quem trabalha com e-commerce sabe que uma boa estratégia não garante o sucesso nos negócios. Bons produtos, loja online organizada, UX satisfatório e preços competitivos nem sempre se traduzem em resultados imediatos. 

Para criar conexão, apresentar a marca e deixar claro que você resolve problemas reais, é preciso investir na reputação.

Essa é a premissa do guia “Conquiste mídia espontânea para seu e-commerce: 13 oportunidades de divulgação e 39 hacks de PR, lançado pela Agência NoAr. O conteúdo traz dicas práticas para as marcas que querem ampliar a visibilidade na imprensa e se posicionar como autoridade no mercado. Baixe aqui.

Uma assessoria de imprensa e PR ajuda a construir a imagem pública, atrair a atenção da mídia e consolidar a empresa como referência no seu nicho, guiando a maneira como ela é percebida pelas pessoas. Para Mariana Hinkel, cofundadora da Agência NoAr, esse esforço pode ser o ponto de virada entre crescer e desaparecer.

“Quando uma marca é mencionada de forma positiva em matérias na grande imprensa ou em veículos especializados, ela fortalece sua imagem e transmite mais confiança para o público, justamente pela credibilidade que esses canais costumam transmitir”, explica.

Case da FCamara: PR estratégico para expansão nacional e internacional

Um exemplo de como a assessoria de imprensa especializada pode influenciar no desempenho de um e-commerce é o case da FCamara. A empresa saiu de um faturamento de R$ 50 milhões para R$ 500 milhões em apenas cinco anos, com um PR estratégico focado na expansão nacional e internacional, com matérias exclusivas nos maiores veículos de imprensa do Brasil, como Época Negócios, Valor Econômico, Estadão e Exame. Contamos dois cases de sucesso com a FCamara aqui.

A cofundadora da NoAr explica que um dos segredos para fortalecer a reputação na imprensa é contar histórias envolventes sobre a empresa, que sejam relevantes para o público e para os veículos de comunicação, identificando quais mensagens devem ser priorizadas e mapeando as melhores oportunidades para que a marca ganhe destaque, sendo essa uma das estratégias adotadas pela NoAr para expandir a presença da FCamara na mídia.

Cultivar um bom relacionamento com jornalistas e influenciadores do segmento também é fator decisivo para o sucesso de uma estratégia de PR. Esses profissionais não apenas ajudam a conquistar espaços relevantes na imprensa, como também emprestam sua própria credibilidade à marca.

FCamara

PR também pode ajudar a consolidar M&As

Outro benefício é o papel decisivo da assessoria de imprensa em processos de fusões e aquisições (M&A). Ao comunicar, de forma planejada, o crescimento acelerado e o potencial de escalabilidade de uma companhia, a atuação da equipe de PR pode contribuir para atrair compradores e acelerar negociações.

Como a imprensa gosta de números, a equipe de PR negociou as aquisições de duas grandes startups pelo grupo FCamara como matérias exclusivas para O Globo, o jornal mais relevante do estado do Rio de Janeiro, e o Valor Econômico, maior veículo de economia, finanças e negócios do Brasil.

Fato é que a presença constante e qualificada na mídia pode atrair o olhar de investidores. A repercussão positiva ajuda a construir uma imagem sólida, de empresa em crescimento, o que aumenta a percepção de valor e potencial de retorno. E o caminho inverso também acontece: quando uma marca recebe um aporte, esse movimento por si só costuma gerar interesse da imprensa, independentemente do setor. Não perca mais tempo e aprenda a conquistar mídia espontânea para seu e-commerce