O termo ainda não é conhecido por todos, mas a verdade é que o Branding Semântico pode ser o caminho para aparecer nas respostas de ferramentas de GenAI, como Gemini, ChatGPT, DeepSeek e outras. Com essa estratégia, é possível associar uma marca com as dores, dúvidas e questionamentos feitos pelo usuário por meio de uma relação semântica. Ou seja: conectando a marca ao significado, contexto e relação entre os termos, não apenas ligando palavras-chave.
Podemos dizer que essa é uma nova fase de buscas orgânicas, em que a força da marca — construída a partir de sua reputação — ganha mais importância do que os elementos técnicos. É claro que ter um SEO de qualidade continua sendo indispensável, mas é preciso ir mais fundo em temas e conteúdos que posicionam a marca de forma estratégica por meio do trabalho de PR.
Branding semântico precisa fazer parte da estratégia de comunicação de marcas que constroem reputação para IA
Quando uma marca quer se tornar referência em determinado segmento, é fundamental que se posicione como autoridade e seja referenciada por outros sites — é justamente aqui que entra uma estratégia de PR. Conteúdo jornalístico, como reportagens, artigos e notas publicados por veículos de comunicação consolidados, trazem a credibilidade e o referencial que uma marca precisa para ser citada pela IA.
É quase uma equação matemática. Para ser entendida pelos Large Language Models (LMMs) das ferramentas de IA, é preciso encontrar um posicionamento que favoreça menções positivas no mercado e veículos de comunicação. Com PR, além de controlar a narrativa da sua própria marca, é possível construir autoridade tópica e força semântica, favorecendo o ranqueamento com as IAs.
Posicionamento favorável no mercado + menções em veículos de comunicação = Reputação em IA
Os resultados de imprensa também trazem outro elemento importante para que uma marca seja mencionada pela IA: a profundidade do conteúdo. Quanto mais embasado for um texto, com pesquisas, dados e citações de especialistas, maior é a possibilidade de ele ser usado para compor as respostas de IA.
Mas, para que tudo aconteça na prática, é preciso construir uma marca forte. Quanto maior o volume de buscas, mais a empresa será mencionada nas respostas dadas pelo ChatGPT, por exemplo. Chamamos essa métrica de Share of Search, e ela se refere à participação que uma marca tem nas buscas do segmento em que está inserida.
Podemos dizer que o principal canal de aquisição de uma empresa é a marca que ela mesma constrói.
Dentro de uma estratégia de PR, o Branding Semântico é a ponte entre a sua marca e o que o público está procurando. Quando o objetivo é construir reputação para IA, o planejamento de comunicação é moldado para que a empresa seja encontrada, entendida e escolhida. Deste modo, uma marca precisa ser clara em seu posicionamento de mercado, consistente no conteúdo que publica e facilmente entendida pelos modelos de linguagem de IA.
Com o maior uso de ferramentas de IA para fazer pesquisas na internet, é muito importante que a marca tenha uma comunicação estruturada tanto para os algoritmos quanto para as pessoas que a interpretam através de filtros cognitivos, afetivos e mesmo culturais. Afinal, marcas memoráveis não apenas ocupam espaço no mercado, elas significam algo na vida das pessoas.