De 0 a 100K em 5 meses: Energytech acelera no Instagram com forte desempenho orgânico

A Reverde é uma energytech que trouxe ao mercado a possibilidade de o consumidor residencial economizar em sua conta de luz com energia renovável sem precisar instalar painéis solares. Para o lançamento, a startup contratou os serviços de marketing digital e assessoria de imprensa da Agência NoAr.

Um dos serviços contratados na área de marketing digital foi gestão de redes sociais. Inicialmente, a equipe produziu apenas conteúdo orgânico, mas em um segundo momento, a Reverde investiu em mídia paga e viu seus números se multiplicarem.

Em sua conta no Instagram, no período de abril de 2022 (mês em que a página no Instagram foi criada) a setembro do mesmo ano observamos crescimento em todas as métricas: número de seguidores, alcance e engajamento.

marketing noar

Resultados expressivos em apenas 6 meses

Um dos principais resultados orgânicos que obtivemos com Reverde foi no alcance da página do Instagram, que foi crescendo progressivamente entre os meses de abril e julho, sendo 85% entre abril e maio, 21% entre maio e junho e impressionantes 1177% entre junho e julho, apenas com conteúdo orgânico. 

Entre agosto e setembro, o alcance da página da Reverde no Instagram foi ainda mais expressivo. Contudo, os resultados foram obtidos com investimentos em mídia paga, outro serviço de marketing digital que oferecemos aqui na Agência NoAr.

No gráfico abaixo podemos visualizar a curva de crescimento do alcance da página da Reverde no Instagram no período analisado.

Reverde

Análise de métricas no Instagram trouxeram insights sobre a persona da Reverde

Um serviço oferecido pela Agência NoAr é a análise de Persona, em que conversamos diretamente com os clientes do nosso cliente para entendermos o perfil do público-alvo da empresa. Antes de contratar a Agência NoAr, a Reverde havia conduzido a análise de perfil do público-alvo que contrata o tipo de serviço que eles oferecem.

Contudo, não foram analisados dados dos clientes reais da Reverde, até porque ainda não havia nenhum, então rapidamente se tornou evidente diversas incoerências entre os dados que a startup forneceu e o real perfil do público-alvo da Reverde.

Por exemplo, a Reverde acreditava que seu cliente ideal era um homem, pai de dois filhos e que morava em apartamento. Contudo, ao analisar o perfil dos seguidores da página do Instagram da Reverde, a equipe de Marketing notou que apenas 23.7% dos seguidores eram homens e 76,2% eram mulheres.

Em relação à faixa etária, foi possível observar um equilíbrio entre o público de 18 – 24 anos (31.6%) e 25 a 34 anos (39.8%). Bem como a oportunidade de conquistar o público mais jovem, de 13 a 17 anos, que embora tenha pouca expressão no momento (representam menos de 5% dos seguidores da página), demonstram interesse pela causa da proteção ambiental.

persona

Para encontrar a persona da sua startup para produzir conteúdo orgânico ou pago para as redes sociais e conquistar números impressionantes como os da Reverde, você precisa de uma equipe especializada em marketing digital, como os profissionais da Agência NoAr. Entre em contato conosco para saber mais.