05 motivos para investir em Inbound Marketing e converter leads em clientes

O comportamento de compra e como o consumidor interage com as marcas mudou, e o Inbound Marketing tem papel fundamental nesse cenário. Vamos explicar aqui porque investir em Inbound Marketing e como atrair e conquistar mais clientes com uma estratégia  focada em atrair, nutrir, converter e encantar

Mas, antes dos porquês vamos para a definição do que é Inbound Marketing. 

 

O Inbound Marketing 

 

O Inbound Marketing é em sua essência um conjunto de estratégias que visam, por meio de conteúdo focado na persona, atrair e educar esse público, criando um relacionamento que pode ser de longo prazo. 

De maneira simplificada, é conduzir este público por meio de conteúdos específicos a realizar a conversão esperada. O futuro cliente ou lead chega até a sua empresa nutrido com informação suficiente para a tomada de decisão, o que leva ao aumento da taxa de conversão comparando com outras estratégias de marketing. 

Pense no seu conteúdo como um imã que vai oferecer exatamente o que aquele lead estava buscando de acordo com seu estágio no funil de conversão. Mas fique tranquilo que vamos falar mais sobre esse funil aqui no artigo.  

 

E, onde surgiu esse tal de Inbound Marketing?

Começamos este texto falando da mudança no comportamento de compra do cliente e realmente reflete diretamente na estratégia de Inbound marketing. Hoje, com a diversidade de canais e plataformas de comunicação, o consumidor tem controle do que deseja ver e receber. 

Sendo assim, não existe maneira melhor de conquistar a atenção desse cliente do que produzir conteúdo que ele escolheu ler, acompanhar e consumir.  

Mas voltando à história, o Inbound Marketing surge nos EUA e começa a ganhar força em 2009, meio que simultaneamente com o Marketing Digital após o lançamento do livro de Brian Halligan e Dharmesh Shah Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”. 

Mas existem relatos de que seu conceito já começava a se desenvolver há muito mais tempo com Seth Godin, autor do livro Permission Marketing de 1999.

Leia também: Inbound PR: O melhor dos dois mundos 

 

Agora vamos listar 05 principais motivos para investir e implementar uma estratégia de Inbound Marketing na sua empresa. 

 

1. Foco e energia no público certo 

O centro da estratégia de Inbound Marketing é o conteúdo. Além disso, existe uma sequência de etapas das quais o lead precisa percorrer até chegar a conversão, são elas: Atrair, Converter, Vender  e Encantar. 

Claro que as etapas não são uma verdade absoluta, cada persona é única e cada produto ou serviço tem seu caminho de conversão. O fato é que é preciso analisar constantemente o comportamento dos leads quando iniciam um relacionamento com sua empresa. 

Sendo assim, o primeiro passo é definir a persona. E, falando de personas, temos um conteúdo exclusivo sobre Persona: O que é e como encontrar a sua.

Em resumo, quando direcionamos a nossa comunicação e trabalhamos conteúdos personalizados nos canais certos, a chance de conversão e relacionamento com esse lead é muito maior. 

 

2. Reduz o ciclo de venda

O ciclo de venda de uma empresa é o tempo que leva, desde o primeiro contato até a venda em si. A matemática aqui é simples, quanto maior o tempo para fechar uma venda, maior será o CAC (Custo de Aquisição do Cliente) e um dos principais benefícios do Inbound Marketing é atuar na redução desse ciclo. 

Dados da Demand Generation Benchmarks | HubSpot mostram que a nutrição de leads por meio do Inbound Marketing geram em média um aumento de 20% nas oportunidades de vendas quando comparado com leads que não passaram por esse fluxo de informação. 

Além disso, a redução do ciclo de vendas impacta na diminuição de custos, que é nosso próximo tópico.

3. Diminuição de custos 

Vimos acima que o Inbound Marketing auxilia na redução do ciclo de vendas o que impacta o custo de aquisição por cliente. O CAC é um dos principais indicadores que toda empresa precisa acompanhar e o Inbound Marketing é um dos responsáveis por diminuir esse número. 

Dados da  Forrester Research mostram que empresas que nutrem leads vendem 50% mais, e com um custo 30% menor. Maravilhoso não é?

Vamos para o próximo benefício então. 

 

4. Acompanhar e mensurar resultados a todo o momento 

Outro ponto importante, tanto no Inbound Marketing quanto no Marketing Digital, é a possibilidade de mensurar os resultados em tempo real. 

Analisar e acompanhar esses dados permite otimizações e mudanças de estratégias muito mais rápidas e assertivas. Ou seja, saber o que está funcionando e o que não está. 

No Inbound Marketing é possível analisar por exemplo, alcance e conversão em determinado conteúdo, aberturas e cliques, taxa de conversão e acompanhar cada etapa do fluxo, entre muitas outras. 

 

5. Ticket médio maior 

Lead nutrido é um lead qualificado. 

Durante todo o processo esse lead terá acesso a informações importantes, o que faz com que ele se sinta cada vez mais seguro até chegar ao momento da compra, o que geralmente indica um ticket médio maior. 

Acredito que depois dessas informações você já esteja convencida ou convencido dos benefícios que o Inbound Marketing pode proporcionar para seu negócio. Aproveito para te convidar a conhecer nossa solução em Inbound Marketing em nosso site. Temos uma equipe preparada para auxiliar o crescimento da sua empresa. Entre em contato aqui