3 Tendências de assessoria de imprensa para colocar em prática em 2021

Se existe uma área que se destacou e foi tendência em 2020, foi a assessoria de imprensa. Em meio a pandemia, empresas enxergaram a importância em direcionar maior atenção e investimento em PR para trabalhar principalmente o posicionamento e a reputação da marca

Neste contexto de mundo super conectado, a área de PR se deparou com diversos obstáculos na assessoria de imprensa digital, mas também oportunidades, sendo um dos principais componentes da comunicação durante e pós-pandemia. 

E, a partir dessas oportunidades, selecionamos três tendências de assessoria de imprensa que merecem a sua atenção.  

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Assessoria de Imprensa e Employer Branding

O Employer Branding é um conjunto de estratégias com objetivo de melhorar a imagem da marca como empregador. Outro ponto importante é que também ajuda a melhorar indicadores como, alta rotatividade e retenção de talentos na empresa

O trabalho de marca empregadora também possibilita entender como a sua marca é percebida pelos públicos de interesse e se a comunicação com essa audiência está de fato sendo efetiva. 

A estratégia de marca empregadora trabalha aspectos tangíveis e intangíveis da empresa. Benefícios atrativos, salário competitivo, plano de carreira e premiações, são alguns exemplos tangíveis. 

Agora, quando olhamos para questões intangíveis, podemos pontuar, o clima organizacional, reconhecimento, ambiente de trabalho, cultura organizacional, missão e valores da empresa. 

Mas e aí, como o trabalho de assessoria de imprensa conversa com o employer branding?

O PR é o elo entre a empresa e o mercado, sendo estratégico para o posicionamento de marca empregadora.

Sendo assim, divulgar um processo seletivo de sucesso, comunicar uma etapa inovadora no processo de recrutamento e seleção, contar sua história e mostrar a cultura da empresa são aspectos que, se trabalhados em parceria com uma agência de PR, podem trazer resultados sólidos na construção da marca empregadora. 

 

Personal Branding: Assessoria de imprensa e a marca pessoal

Este mesmo mundo multiconectado, trouxe novamente a atenção para o trabalho de personal branding. A exposição que a internet e as redes sociais proporcionam pode ser muito positiva mas, ao mesmo tempo, delicada. 

Além disso, o mercado sendo um ambiente extremamente competitivo, a gestão da marca pessoal se torna um diferencial importante. 

A assessoria de imprensa pode apoiar também a construção de imagem de profissionais chave para a organização e trazer resultados expressivos para as duas marcas.

Portanto, ter uma assessoria de imprensa pode ser decisivo para alavancar a sua marca pessoal e estratégica em situações de crise. 

 

PR como meio e fundo de funil

Quando pensamos no funil de conversão, o PR sempre foi considerado mais estratégico na camada do topo do funil, ou seja, com objetivo de aumentar o alcance e visitas. 

Mas, você sabia que a ação da assessoria de imprensa pode estar também mais embaixo?  

Não tem como falar de funil, sem pensar no inbound marketing, que é a construção de uma comunicação voltada para educar e nutrir leads em todas as etapas do funil. Nas etapas de meio e fundo do funil, os leads já estão considerando a sua empresa, ou seja, já passaram pela fase de aprendizado. 

Saiba mais sobre o poder do inbound marketing para captação de leads

E, o trabalho de PR, criando pautas e trabalhando a comunicação para esse público, pode ser decisivo no momento de conversão do lead para cliente. 

Por fim, são tendências que, se desenvolvidas e aplicadas por profissionais de assessoria de imprensa, podem trazer resultados expressivos em pouco tempo e impulsionar a sua marca e negócio. 

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