Assessoria de comunicação e a Relação com Investidores

Em um país em que educação financeira não é democratizada e existe um histórico de crises financeiras severas, o interesse pelo assunto parte das próprias pessoas e grandes nomes da área de investimentos como Nathália Arcuri e Thiago Nigro conquistam relevância enorme – eles possuem 3,3 e 6 milhões de seguidores no Instagram, respectivamente.

Isso também se reflete no número de investidores da Bolsa de Valores Brasileira. Segundo um estudo da B3, somente no primeiro semestre de 2021, houve um aumento de 500 mil investidores pessoa física. São 3,2 milhões de pessoas que investem um total de R$545 bilhões no mercado financeiro.

Mas os investidores não procuram apenas produtos financeiros rentáveis, mas instituições financeiras confiáveis e que assegurem que seus recursos estejam seguros.

Nesse sentido, investir em uma assessoria de imprensa especializada pode ajudar na construção da reputação da empresa, captar novos clientes e aportes financeiros.

A assessoria de imprensa para mercado financeiro ajuda a inserir as empresas e profissionais deste setor na mídia tradicional, com matérias publicadas em jornais, revistas, portais de notícias, televisão e rádio, além das redes sociais, canais no Youtube, podcasts e outros meios.

Quem deve investir em assessoria de imprensa na área de finanças?

O mercado financeiro engloba diversas áreas e todas podem se beneficiar do trabalho desempenhado por uma assessoria de imprensa. Alguns exemplos são: Economistas, corretoras de investimentos, startups financeiras, bancos digitais, bancos de investimentos, bolsa de valores etc.

Os assuntos com maior relevância para as empresas deste segmento são os movimentos do mercado financeiro, bolsa de valores, criptomoedas, finanças pessoais, fundos de investimentos e outros. 

Dentre esses e outros assuntos, a assessoria de imprensa deve saber equilibrar as chamadas Hard News, ou seja, as notícias do momento, com conteúdos informativos, educativos ou mesmo análises do mercado. O mais importante é que o assessorado seja consultado como uma referência no segmento.

Como funciona a assessoria de imprensa para o mercado financeiro?

A imprensa brasileira é caracterizada por redações enxutas e um número reduzido de veículos de comunicação, o que exige que o assessor de imprensa desempenhe um papel mais estratégico e priorize a qualidade das entregas ao invés da quantidade.

Além de monitorar o que a imprensa especializada está discutindo e acompanhar diariamente as pautas trabalhadas, o profissional ou equipe de comunicação precisa identificar quais notícias têm o potencial de posicionar a empresa de acordo com o assessorado tem de relevante para comunicar à imprensa.

Como as notícias do mercado financeiro podem impactar outros setores, é importante respeitar o timing para a elaboração e disparo de releases, notas ou artigos para a imprensa. 

Quando o assessor de imprensa entende a dinâmica, as chances de publicar um texto na íntegra, elaborar um comentário sobre as notícias ou ceder uma entrevista exclusiva com o assessorado são exponenciais, aumentando o reconhecimento do assessorado na imprensa.

Mas é fundamental estabelecer uma parceria de pelo menos seis meses ou um ano, pois neste período é possível conciliar a agenda midiática com os temas e nos veículos de interesse do assessorado – as pautas devem ser elaboradas em conjunto – e estabelecer bons relacionamentos com os jornalistas, especialmente por causa da rotatividade dos profissionais em veículos de comunicação.

Contratos menores são interessantes para divulgações pontuais por parte de empresas com bom posicionamento na imprensa. Mas o breve período de contrato pode ser insuficiente para conquistar resultados expressivos, que dependem de bons relacionamentos e de informações realmente relevantes.

O cenário ideal é identificar a chamada buyer persona e oferecer conteúdo relevante para essa pessoa, aumentando as chances de que esse leitor não apenas se interesse pelas informações, comentários e análises elaboradas pelo assessorado, mas no produto ou serviço que essa pessoa ou empresa está oferecendo.

Mas não basta produzir um material com informações relevantes, para cativar o leitor é importante que este conteúdo original e criativo. 

Principais benefícios da assessoria de imprensa para empresas da área financeira

Quando um investidor está pesquisando uma empresa para aplicar seu dinheiro, essa pessoa procura uma empresa de investimentos com reputação estabelecida. A visibilidade adquirida pela menção em notícias e reportagens só ajuda a reforçar a imagem de uma empresa séria.

Outro aspecto positivo da assessoria de imprensa especializada é a prevenção e gerenciamento de crises de imagem, que podem resultar de comentários e ações inadequadas ou mesmo experiências ou avaliações negativas sobre o produto financeiro oferecido.

Na maioria dos casos, essas crises podem ser evitadas, pois a assessoria de imprensa possui ferramentas de gestão de crise. Uma delas é o Media Training que prepara o porta-voz para lidar com a imprensa. 

Como os resultados são mensurados?

Existem algumas maneiras de mensurar a efetividade da assessoria de imprensa na área financeira, uma delas é o relatório de clipping, que avalia a presença do assessorado na mídia, levantando quantas matérias foram publicadas, número de matérias positivas e negativas e em quais grupos se dividem de acordo com a relevância de cada veículo.

Além desse relatório, o assessor avalia quantas pautas foram enviadas e aprovadas por veículos de imprensa, solicitações de entrevistas recebidas e atendidas, participação em eventos online como Webinars, Podcasts, entrevistas para o Youtube etc. 

A análise de métricas também é importante, especialmente com as redes sociais em que é possível avaliar a quantidade de likes e dislikes, número de seguidores, engajamento, entre outros, assim como com o site em é possível analisar alguns dados demográficos, percurso do usuário e tempo de acesso.

Por fim, é realizada a centimetragem das matérias publicadas, ou seja, um cálculo aproximado do valor que seria investido para publicar esses mesmos conteúdos, nos mesmos espaços e veículos, caso não fosse mídia espontânea.

É importante mencionar que qualquer estratégia de comunicação adotada pela assessoria de imprensa é elaborada em conjunto com o assessorado, tendo como objetivos comuns a consolidação da marca, captação e retenção de clientes, aportes e retornos financeiros.