Bastidores de uma assessoria de imprensa: conheça as 8 principais atividades da rotina de uma agência

Gerar mídia espontânea é o grande objetivo! Ter o nome do seu cliente nos principais veículos de comunicação é o trabalho de todo assessor de imprensa, e é justamente em função dessa tarefa que uma agência de assessoria de imprensa deve trabalhar.

O profissional responsável pelo relacionamento entre marcas e formadores de opinião deve possuir com principal característica a dinamicidade – afinal, a rotina de trabalho é bastante agitada e contempla atividades diversas que envolvem desde a participação no planejamento e estratégia até entrevistas, relatórios, produção de releases e relacionamento direto com jornalistas.

Para que você entenda um pouco mais sobre os bastidores da rotina de uma agência de AI separamos as 8 principais atividades do assessor. Confira:

Planejamento e estratégia – O primeiro passo a ser tomado assim que uma nova marca se torna cliente da agência é criar um planejamento de trabalho e uma estratégia de atuação. Portanto, o trabalho do assessor de imprensa começa por meio do mapeamento das necessidades e interesses do cliente, os objetivos a serem alcançados e quais os caminhos para tal.

Atendimento personalizado ao cliente – Justamente pensando em todo o processo, aqui na NoAr os assessores de imprensa realizam também o atendimento personalizado ao cliente. O contato direto com o cliente é imprescindível para que o assessor entenda melhor o universo da empresa, tirando dúvidas, fazendo briefings e entregando materiais e resultados de acordo com a forma de trabalhar de cada cliente em específico, tornando assim o atendimento totalmente personalizado.

De olho nos veículos – Também é tarefa do assessor pesquisar e estar por dentro dos veículos relevantes para o nicho de atuação e público de cada marca, sempre antenado na linha editorial, nos jornalistas de cada editoria e nas possíveis pautas.

Criação de pautas e releases – Essa talvez possa ser considerada a principal função do assessor, se não, uma das que exige maior dedicação. Afinal, a pauta e o release são grandes responsáveis pela obtenção (ou não) de resultados. É preciso contar com pautas criativas e interessantes para atrair o jornalista, combinando-as com a escrita de um release completo e recheado de informações relevantes e que estejam de acordo com os objetivos do seu cliente, aumentando assim as chances de emplacar uma matéria!

Relacionamento com a imprensa e os jornalistas – Um bom assessor de imprensa precisa estar sempre atento ao seu relacionamento profissional com jornalistas e com a imprensa em geral. Relacionar-se bem significa estar sempre em contato, evitando inconveniências, claro, e se preocupando em entender quais são as pautas nas quais o jornalista está trabalhando, ficando de olho nas mudanças de veículo e editoria, na atualização dos dados de contato do jornalista, entre outros.

Mailing e Clipping e relatórios – Essas três ferramentas podem ocupar uma boa parte das tarefas do assessor de imprensa. Afinal, o mailing, que é a planilha com os contatos dos jornalistas, é uma das suas principais ferramentas de trabalho e por isso é importante mantê-la sempre atualizada e aumentá-la sempre que possível. O clipping, que são todos os materiais que foram publicados com a participação do seu cliente, exige muita atenção pois não podemos deixar de mapear todos os resultados obtidos. E por último, a confecção dos relatórios é de suma importância para oferecer aos clientes uma visão completa do trabalho realizado.

Disparo de releases e follow up –  Depois de finalizar o release e aprová-lo com o cliente, é chegada a hora de enviá-lo para os contatos do mailing e realizar uma tarefa chamada “Follow Up”: entrar em contato com cada um dos jornalistas que receberam o seu material. A realização do follow é essencial para confirmar o recebimento do release, dar destaque ao seu material dentre os diversos recebidos diariamente na caixa de mensagens do jornalista, tirar as possíveis dúvidas e convencê-lo de que o seu release oferece a ele ótimas fontes para uma reportagem!

Acompanhamento de matérias – E para fechar as 8 principais atividades na rotina de uma assessoria de imprensa listamos o acompanhamento de matérias, pois, depois de executar todas as tarefas acima, é preciso acompanhar de perto o rumo das entrevistas concedidas, das reportagens provenientes dos releases e de todos os contatos feitos com os jornalistas. Assegurando dessa forma que nenhum (ou quase nenhum) material “caia” no meio do caminho.