Como turbinar assessoria de imprensa com marketing digital?
Estabelecer a comunicação de uma marca não se resume a emplacar matérias na imprensa, muito menos estar presente apenas no ambiente digital. Uma estratégia de comunicação eficiente é aquela que entende como turbinar assessoria de imprensa com marketing digital.
Mesmo assim, a maioria das empresas subestimam a parceria entre essas duas áreas enquanto montam uma estratégia de comunicação – algumas até contratam agências diferentes.
Isso é um grande erro, pois quando essas áreas trabalham juntas, a equipe de assessoria de imprensa consegue construir a marca pelos meios de comunicação mais aderentes aos leads trazidos pelo time de marketing.
Como a assessoria de imprensa contribui para o marketing digital?
Inevitavelmente, o trabalho dos assessores de imprensa precisou ser adaptado para se adequar a realidade da internet, o que naturalmente beneficia o marketing digital de diferentes formas.
A primeira delas é o aumento de visibilidade da marca, resultado de matérias publicadas em grandes veículos de comunicação. A curiosidade dos leitores garante acessos ao site e redes sociais da marca.
Como as matérias publicadas pelos portais de notícia são listadas nas primeiras posições em mecanismos de pesquisa, a marca ganha melhor indexação e credibilidade no Google, o que contribui para o aumento do tráfego orgânico.
Esses conteúdos publicados na imprensa, como notas, releases ou artigos, com links que levam ao site da marca, auxiliam no sucesso da estratégia de Linkbuilding.
Esses conteúdos também podem ser adaptados para o blog desde que seja feita a otimização em SEO, assim como as notas na imprensa também podem ajudar na divulgação de eventos promovidos pela marca, trazendo um público mais diversificado do que apenas aqueles que acompanham as redes sociais.
Mas como o marketing digital contribui com o trabalho de assessoria de imprensa?
Você lembra que a primeira contribuição de assessoria de imprensa com marketing era de aumentar a visibilidade da marca? Pois a equipe de marketing retribui esse favor ao oferecer conteúdo relevante à pessoa que procurou a marca após ler uma notícia ou reportagem.
Digamos que enquanto a assessoria de imprensa possibilita que o lead conheça a marca, o marketing digital garante que esse lead evolua na jornada de compra e se torne um cliente.
Outro exemplo é que assim como os materiais de imprensa, como notas, releases e artigos podem virar conteúdo de marketing, os blogposts e artigos de linkbuilding podem ser transformados em releases.
E materiais de conversão, como pesquisas, infográficos e e-books criados pela equipe de marketing podem ser usados como sugestões de pauta para veículos de comunicação segmentados.
Por fim, a divulgação de eventos pela equipe de PR é potencializada com as ferramentas de automação de marketing, como e-mail marketing e landing page, que facilitam o cadastro dos interessados.
Turbinar assessoria de imprensa com marketing levará sua marca para outro patamar
Já explicamos como a assessoria de imprensa contribui com o trabalho em marketing e vice-versa; Agora gostaríamos de detalhar quais são os benefícios de integrar essas duas áreas de comunicação desde o planejamento à avaliação dos resultados.
A primeira delas é o alinhamento do discurso e tom de voz da marca, muito importante para a construção da reputação da empresa – quando uma informação diferente é publicada em cada canal, são gerados ruídos que podem comprometer sua imagem.
Outro ponto positivo em integrar essas duas áreas de comunicação é a garantia de um plano de gerenciamento de crise para combater qualquer problema de maneira rápida e alinhada.
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