Ferramentas de IA para marketing

Os profissionais de marketing digital podem usar ferramentas de IA como recursos para aprimorar a criatividade e garantir a eficiência na criação de estratégias de marketing convincentes para seus clientes.

Tanto que equipes de marketing em diferentes setores do mercado adotam essas ferramentas de IA para trazer aprofundamento em seus projetos. Pensando nisso, preparamos um artigo em que vamos listar as melhores ferramentas de IA para quem trabalha com marketing.

Melhores ferramentas de IA para quem trabalha com marketing por categoria

Se você está lendo este artigo, provavelmente é um profissional de marketing e está pesquisando as melhores ferramentas para utilizar em seu cotidiano. 

Para simplificar sua busca, dividimos essas ferramentas por categorias: design, redação, análise de dados, CRM e relacionamento com o cliente. 

Se você quiser usar tecnologia com um time sênior que vai levar seu marketing para outro patamar, conheça a Agência NoAr. Aqui fazemos Marketing People to People, ou seja, não são robôs escrevendo para a sua marca, mas jornalistas com bastante experiência em produzir o conteúdo que você precisa para ficar em evidência no digital.

Melhores ferramentas de IA para edição de imagens

Com a Inteligência Artificial avançando também para o campo visual, os designers podem (e precisam!) se adaptar e incluir referências geradas por IA em sua rotina de criação. Conheça algumas das melhores ferramentas para a criação e edição de imagens com IA:

Midjourney

Outra ferramenta que pode ser usada para transformar comandos de texto em imagens fantásticas em diferentes estilos artísticos é o Midjourney.

Você deve ter ouvido falar dessa ferramenta quando algumas imagens geradas por ela viralizaram na internet. Alguns exemplos são o Papa Francisco vestindo uma jaqueta puffer branca e o ex-presidente Donald Trump sendo preso.

Imagens geradas pelo Midjourney

DALL-E 

A última ferramenta de IA que queremos indicar para seus projetos de marketing é a DALL-E , que cria imagens em diferentes estilos com base em prompts fornecidos pelo usuário. Essa ferramenta permite a criação de até 15 artes por semana por usuário, gratuitamente.

Canva

O Canva tem sua própria ferramenta de geração de imagens com Inteligência Artificial: a ferramenta Mídia Mágica permite transformar palavras em imagens estáticas ou em movimento. 

Mas essa é apenas uma das ferramentas de IA disponíveis no chamado Estúdio Mágico do Canva, que oferece outras funcionalidades, como:

  • Magic Design – perfeito para criar apresentações;
  • Magic Vídeo – ideal para vídeos curtos para as redes sociais;
  • Magic Switch – incorpora dois projetos de design em apenas um. Essa ferramenta também pode adaptar os projetos para diferentes idiomas;
  • Texto Mágico – ajuda a escrever copies para diferentes projetos, como a descrição de uma vaga de emprego com o estilo de linguagem da sua marca;
  • Expansão Mágica – para adaptar o formato de diferentes imagens;
  • Edição Mágica – para editar imagens e transformar detalhes, como a roupa que uma pessoa está vestindo;
  • Captura Mágica – pode ser usada para mover a posição de uma pessoa ou objeto em uma imagem.

Ferramentas de IA para a criação de conteúdo

Para ajudar os redatores, fizemos uma seleção de ferramentas de IA que contribuem com a sugestão de temas, redação de conteúdo, revisão, adaptação em outros idiomas, entre outros recursos. Talvez a ferramenta mais famosa para essas funcionalidades seja o Chat GPT, mas já adiantamos que não entra nessa lista, pois todo mundo já experimentou a ferramenta da Open AI.

CopyMatic

Assim como o popular Chat GPT, essa ferramenta pode ser utilizada para produzir textos. O seu diferencial, é que a CopyMatic oferece um score de SEO para artigos, o que contribui para o bom ranqueamento daquele conteúdo no Google.

Você também pode usar essa ferramenta para criar posts para as redes sociais e pensar em hashtags para as publicações. 

Grammarly

O Grammarly é uma ferramenta de edição, que além de verificar erros gramaticais, de ortografia e pontuação em textos escritos em inglês, também detecta o tom do autor e oferece sugestões de como aprimorar o texto dependendo dos objetivos.

Na versão premium do Grammarly, o autor consegue utilizar as sugestões para reescrever frases e parágrafos para melhorar a qualidade do texto. Essa ferramenta está disponível como aplicativo web e extensão do navegador, aproveite.

Grammarly

Ferramentas para fazer a análise SEO dos seus conteúdos

Mencionamos anteriormente que a ferramenta CopyMatic é perfeita para te auxiliar na produção de conteúdo otimizado para SEO, mas você sabia que existe uma ferramenta própria para a análise SEO? O nome dessa ferramenta é Surfer.

Além de fornecer uma análise SEO que pode contribuir para otimizar o conteúdo e melhorar o ranqueamento do artigo no Google, a ferramenta também oferece recursos práticos como sugerir a densidade da palavra-chave conforme o tamanho do artigo e oferecer uma estrutura de cabeçalho perfeita para seus textos trazerem um bom tráfego orgânico.

Aqui na Agência NoAr, produzimos conteúdos otimizados com os parâmetros de SEO necessários para alcançar um bom posicionamento no Google. Mas essa é apenas uma das estratégias de marketing que usamos para evidenciar o conteúdo dos nossos clientes.

marketing noar

Melhores ferramentas para simplificar o dia a dia com o cliente

Uma parte do trabalho cotidiano de um time de marketing é interagir com os clientes por meio de reuniões e apresentações. O que talvez você não saiba é que existem ferramentas que facilitam esse trabalho.

Beautiful.ai

Essa ferramenta serve para facilitar a criação de apresentações em slides. Beautiful.ai sugere automaticamente layouts que você pode utilizar na apresentação do conteúdo para o seu cliente. 

Fireflies

Você também precisa fazer a ata para todas as reuniões com seus clientes? Então sugerimos que você utilize a ferramenta Fireflies, que é um assistente de reunião que utiliza a programação neurolinguística para fazer anotações automáticas sobre os combinados durante a reunião por Google Meet, Teams, Zoom e outras ferramentas.

Ferramentas de IA para extrair e analisar dados

Quem trabalha com marketing, sabe que uma parte importante do trabalho é analisar dados, mas é preciso ter tempo para ler relatórios, extrair e analisar dados dos sites, avaliar o desempenho de campanhas e a performance de posts. Felizmente, temos ferramentas para ajudar.

Browse.AI

Com a ferramenta Browse.AI você consegue treinar um bot para analisar qualquer site, obter dados e preencher uma planilha com insights que podem ser usados em suas campanhas de marketing.

Adobe Sensei

Essa ferramenta pode ser usada para analisar dados e conteúdos de campanhas e oferecer sugestões de melhoria. Também permite a personalização de públicos, facilitando a construção de estratégias de marketing digital estruturadas. Experimente todas as funcionalidades do Adobe Sensei.

Genei

Para automatizar a leitura e resumo de documentos, você pode usar Genei. Essa ferramenta utiliza algoritmos de IA para entender o conteúdo de documentos como artigos, relatórios, contratos e outros e elencar as informações mais relevantes. 

Ferramenta de IA para Marketing CRM

O Reply.Io é um assistente de e-mail comercial por IA, podendo ser usado em diversas aplicações e otimizar todas as tarefas de marketing feitas por e-mail. 

Por exemplo, seu time pode construir campanhas de e-mail, automatizar o processo e utilizar uma pontuação para identificar bons leads.

Outro ponto positivo é que a ferramenta oferece sugestões de como criar ou aprimorar os e-mails marketing. Por fim, Reply.io também categoriza e oferece respostas básicas para os clientes para iniciar conversas mais aprofundadas com eles.

Para finalizar esse artigo, vamos sugerir outra ferramenta de gestão de relacionamento com cliente: ManyChat, um software de IA que interage com o usuário por meio de linguagem natural e responde os clientes rapidamente.

Você pode usar essa ferramenta para criar um chat automatizado nas principais redes sociais como WhatsApp e Instagram, por exemplo.

A ferramenta tem diversas funcionalidades interessantes, como live chat, que permite interagir com o usuário em tempo real; broadcast para o envio de comunicação em massa; dashboard para gerenciar os usuários e audience para conhecer o perfil dos usuários que interagem com a sua marca.

Importante mencionar que a maioria dessas ferramentas estão disponíveis apenas na versão em inglês e quase todas são pagas. Recomendamos que você utilize o período de teste grátis para analisar a aplicabilidade de determinada ferramenta no cotidiano da sua equipe de marketing. Mas e aí, qual dessas ferramentas sua equipe utiliza no dia a dia?