Inbound PR: o melhor dos dois mundos

Podemos compreender o Inbound PR como a conexão de duas técnicas de comunicação, o Inbound Marketing com as relações públicas.

O PR busca comunicar ao público assuntos de interesse da empresa, enquanto o Inbound Marketing, conhecido como marketing de atração, atrai o público de acordo com os interesses e buscas do próprio público, oferecendo o conteúdo que procuram.

A grande sacada do Inbound PR é utilizar a inteligência do marketing de atração para se relacionar com os stakeholders e construir a reputação da marca.

O Brasil é o terceiro país que mais confia na imprensa, segundo pesquisa da Trust in the Media, mas a intermediação da mídia tradicional vem se transformando atendendo a uma demanda do público digital, David Meerman Scott, fala em seu livro The New Rules of Marketing & PR que “A intermediação na mídia está acabando. A web mudou estas regras e agora seus compradores estão lendo seus conteúdos diretamente. Você precisa falar a língua deles”, essa transformação impulsionada pelo público, gerou novas demandas e skills dos profissionais e agências de comunicação.

A junção das técnicas vem se popularizando a cada dia, pois traz inúmeras vantagens, como uma comunicação mais assertiva, atender uma necessidade do mercado e unir forças em prol do mesmo objetivo.

Mas afinal o que é o Inbound PR?

De forma prática o Inbound PR é a integração das melhores técnicas do Inbound marketing com as melhores práticas de relações públicas, o resultado esperado é gerar oportunidades de negócios enquanto gere a reputação da empresa, conectando marketing, vendas e relações públicas.

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O que muda?

Antes com o inbound marketing o objetivo era atrair leads e clientes com conteúdos, focados no funil de vendas, já no inbound PR buscamos responder perguntas de todos os públicos envolvidos com a marca, jornalistas, colaboradores, clientes e não clientes,acionistas, estudantes, etc. É uma comunicação que conta com a mensagem institucional que a empresa quer passar, mas que leva em consideração as personas (buyer persona e media persona) e o que elas procuram.

E antes com o PR – relações públicas, o objetivo se concentrava na construção e na manutenção do relacionamento com os stakeholders, já no Inbound PR ele é responsável também pelas metas e resultados da empresa.

Quais são as principais estratégias utilizadas no Inbound PR?

Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias do Inbound marketing que é focada na criação e divulgação de conteúdos relevantes para o público, sem vender a marca, produto ou serviço diretamente, como artigos, e-book, white papers e posts;

SEO e Tráfego
SEO é um conjunto de técnicas de Search Engine Optimization, como palavras-chave, conteúdo de qualidade, url amigável, estrutura da página, entre outras ações buscam otimizar o conteúdo para a busca orgânica para atrair mais usuários para o site;

Assessoria de Imprensa & PR
Trabalhar a marca de forma estratégica na construção do relacionamento com a imprensa;

Automação de marketing
É a principal ferramenta para nutrir leads na jornada de compra, tem o objetivo de automatizar processos manuais de acordo com o comportamento do usuário;

Relacionamento com stakeholders
Fortalecimento do relacionamento com todos os envolvidos com a marca, seja público interno ou externo;

Social Media
Planejamento, monitoramento e criação de conteúdo para as redes sociais.

Eventos online e offline
Eventos são importantes para manter o networking, disseminar conteúdos relevantes, realizar lançamentos de novos produtos e serviços e manter a marca em destaque;

Branded content multiplataforma
Produção de conteúdo relevante para uma marca que engaje com a audiência em diferentes canais de comunicação.

Branding
Branding é a gestão, construção e manutenção da reputação da marca, de acordo com os valores, identidade e propósito da empresa, tornando-a mais forte e presente no mercado.

Termos como personas, key word, gerar tráfego, jornada do consumidor, etc., que são usuais no Inbound Marketing, começaram a ser utilizados na construção de pautas e releases, construindo um novo tipo de profissional de comunicação que engloba o poder de disseminação de grandes mídias com os técnicas de SEO para criar conteúdos que estão sendo procurados pelos usuários. Neste ponto, o profissional de comunicação se torna um embaixador da marca com skills que transitam entre dois tipos de profissionais da comunicação.