Indicadores de Marketing Digital: Saiba como medir os resultados das suas estratégias

Um dos aspectos mais interessantes do marketing digital é que todas as estratégias são mensuráveis, confira os 16 principais indicadores de marketing digital. Independente da abordagem escolhida para uma campanha, será gerado um grande volume de dados que podem ser analisados para gerar insights e determinar se a estratégia está sendo bem ou mal sucedida. 

Esses Key Performance Indicators ou Indicadores de Performance servem para mensurar todos os aspectos de uma campanha de marketing digital como desempenho em tráfego orgânico, tráfego pago, redes sociais e publicidade. Continue a leitura e conheça os 16 principais indicadores de marketing digital.

Indicadores de marketing digital em tráfego pago

Geralmente, uma campanha de marketing envolve o investimento em tráfego pago para melhor posicionamento em mecanismos de busca ou impulsionamento nas redes sociais, mas apenas investir em tráfego pago não significa que a estratégia apresentará bons resultados, para isso é preciso analisar algumas métricas:

  • 1 – Custo por Aquisição (CPA) pode ser aplicado a qualquer meta de conversão, ou seja, pode incluir o preenchimento de um formulário, assinatura de um newsletter, venda de um produto ou serviço, entre outros.
  • 2 – Outro indicador similar é o Custo por Lead (CPL). É calculado a partir do valor investido dividido pelo número de leads gerados por todas as fontes de tráfego.
  • 3 – Retorno sobre Investimento (ROI) é uma das métricas mais populares, pois pode ser aplicada em estratégias únicas ou múltiplas. O cálculo é simples: ROI = Receita obtida – valor investido/ valor investido. Com o valor de ROI é possível determinar se é preciso diminuir, aumentar ou manter o investimento em determinada campanha.


Redes Sociais

As redes sociais também são utilizadas em estratégias de marketing digital e os resultados precisam ser mensurados com certa frequência, para determinar quais formatos e tipos de conteúdo estão gerando mais engajamento nas redes sociais:

  • 4 – Alcance nas redes sociais – quanto mais pessoas visualizarem um post, maiores são as chances de aumentar o engajamento em uma página. Nesse sentido, a métrica de alcance nas redes sociais é muito importante e deve ser mantida elevada. Para ampliar o alcance nas redes sociais, o ideal é balancear posts orgânicos e pagos.
  • 5 – Engajamento nas redes sociais indica o quanto os seguidores estão interessados em suas postagens. Qualquer interação é contabilizada como engajamento, sejam curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos.


Indicadores em audiência 

A audiência de um site é mensurada por indicadores analisados por softwares próprios para essa finalidade, como o Google Analytics, por exemplo:

  • 6 – Número de sessões contabiliza o número total de visitas que o site recebeu, mas não consegue determinar se um mesmo usuário acessou o site mais de uma vez.
  • 7 – Usuários ou visitantes únicos é a soma de quantos indivíduos acessaram o site em um determinado período.
  • 8 – Visualização de página indica cada vez que o usuário visualiza uma página em seu site.
  • 9 – Páginas por sessão aponta para o número médio de páginas visualizadas a cada visita, apontando para o grau de retenção da atenção do visitante.
  • 10 – Tempo de permanência serve para contabilizar o tempo que o usuário gasta em seu site ou lendo um e-mail marketing.
  • 11 – Tráfego total checa o número total de acessos no site. Quando é aplicado em sites de e-commerce, também deve considerar o tráfego total como fonte de conversões.
  • 12 – Fonte de tráfego serve para indicar a origem dos usuários, ou seja, se essas pessoas são visitantes diretos, acessam por mecanismos de buscas, por parceiros de Link Building, redes sociais ou e-mail marketing.
  • 13 – Taxa de rejeição é muito importante porque mostra o número de usuários que deixaram o seu site após acessar a página inicial, sem interagir com outras páginas.

Para cada tipo de site, existe um padrão do Google que determina se a taxa de rejeição está adequada ou não. Quando a taxa de rejeição é elevada, é preciso analisar qual a origem do problema, que pode ser navegabilidade, usabilidade, conteúdo desinteressante, entre outros, e fazer ajustes.

Indicadores de marketing digital na publicidade 

Servem para estabelecer o índice de sucesso de campanhas em marketing digital utilizando plataformas como Google AdWords, por exemplo.

  • 14 – Custo por Clique (CPC) indica quanto custou cada acesso em determinado anúncio patrocinado. Ao utilizar ferramentas confiáveis, você tem maior garantia que cliques fraudulentos serão identificados e não contabilizados.
  •  15 – Impressões indica o número de vezes que um anúncio patrocinado foi exibido em tela, mas não significa que esse anúncio foi lido ou sequer visto, pois pode acontecer de o usuário não rolar a página até a posição onde está o anúncio.
  •  16 – Custo por Mil está relacionado ao índice anterior, porque considera cada 1.000 exibições na tela, novamente, isso não significa que o usuário visualizou ou leu o anúncio.

Embora seja importante conhecer todos os indicadores de marketing digital, como os listados acima, é importante que você determine quais são as melhores métricas de acordo com as suas estratégias.

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