Melhores Podcasts para se manter informado em 2024

Você gosta de ouvir podcasts para se manter informado? Saiba que esse é um dos formatos de mídia mais consumidos mundialmente. O sucesso é tão grande, que nos últimos anos surgiram podcasts em diversos gêneros e formatos, com destaque para os videocasts e os cortes.

Como o Brasil é o segundo país que mais consome podcasts, veículos de imprensa consolidados, como jornais, revistas e portais de notícias, lançaram seus próprios podcasts, que reúnem jornalistas e especialistas para analisarem os acontecimentos mais importantes do dia.

Pensando nisso, preparamos uma lista com os melhores podcasts para se manter informado em 2024, especialmente se você não tiver tempo ou paciência para acompanhar as notícias diariamente. Vamos lá?

Por que você precisa começar a acompanhar um podcast para se manter informado?

Se manter informado sobre os principais acontecimentos do mundo é importante para qualquer pessoa que deseja ter bons argumentos ao opinar sobre as notícias do Brasil e do mundo, seja em uma roda de amigos ou entre os colegas de trabalho.

Tanto que além dos podcasts informativos, que possuem estrutura de notícias e são atualizados diária ou semanalmente, você encontra podcasts sobre assuntos específicos como finanças, empreendedorismo, política, entretenimento, entre outros.

Essas transmissões são tão interessantes que, segundo o DataReportal 2023, 42,9% dos internautas com idades entre 16 e 64 anos escutam podcasts toda a semana. E o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países que mais consomem esse formato de mídia.

O mais legal é que pessoas comuns, como eu e você, podem criar seus próprios podcasts. Mas como o assunto de hoje é podcast de notícias, vamos a alguns nomes mais conhecidos para você se manter informado.

Café da Manhã

Gosta de ler as notícias do Jornal Folha de S.Paulo? Então recomendamos o podcast Café da Manhã. Apresentado por Magê Flores e Maurício Meirelles, o podcast trata de assuntos do cotidiano, debatidos de forma rápida e dinâmica. Os episódios duram cerca de 25 minutos cada e são publicados de segunda a sexta-feira.

Estadão Notícias

Para quem é leitor do Jornal O Estado de S.Paulo, recomendamos o podcast Estadão Notícias, que é publicado durante a manhã para você começar o dia com as principais notícias do Brasil e do mundo.

O Assunto

Prefere acompanhar as notícias pelo G1? Então você pode gostar mais do podcast O Assunto, em que a jornalista Natuza Nery dedica cada episódio para debater um tema profundamente, tendo o suporte de outros jornalistas da Globo. Cada episódio tem duração média de 25 a 30 minutos.

Durma com Essa

Apesar do nome, o podcast Durma com essa é publicado às tardes, de segunda à quinta-feira. Produzido pelo Jornal Nexo, cada episódio tem pouco mais de 10 minutos de duração, fazendo deste o podcast perfeito para quem tem pouco tempo para acompanhar as notícias.

Petit Journal é o melhor podcast para se manter informado sobre Política Internacional

O podcast Petit Journal é um pouco diferente, pois trata de notícias sobre economia e política internacional pouco difundidas pela grande mídia, mas explicadas de maneira bastante didática pelos apresentadores Tanguy Baghdadi e Daniel Sousa. Os episódios duram em torno de 30 minutos e são publicados de segunda a sexta-feira.

Ao ponto

Para quem gosta de acordar e já se informar sobre as principais notícias, recomendamos o podcast Ao ponto do Jornal O Globo. Os episódios publicados todas as manhãs às 6h, são apresentados pelos jornalistas Carolina Morand e Filipe Barini, que recebem um convidado diferente a cada dia. O programa dura de 25 a 30 minutos.

O mundo em meia hora

Por fim, a última recomendação é para o podcast O mundo em meia hora, da CBN, que tem um formato um pouco mais variado, pois além das notícias, os jornalistas também compartilham suas opiniões e entrevistam convidados. O programa é apresentado por Guga Chacra, Ariel Palácios e Fernando Andrade e vai ao ar aos sábados.

Gostou do nosso ranking de melhores podcasts para se manter informado? Qual desses você escuta regularmente? Conhece algum que não foi mencionado no artigo? Compartilhe o artigo com seus comentários e acompanhe o blog da NoAr para ficar por dentro das novidades sobre comunicação.