Persona: o que é e como encontrar a sua
Para que uma estratégia de marketing digital funcione, ela precisa ser direcionada para o público-alvo, que mapeia quem pode querer seu produto ou serviço, levando em consideração critérios como renda, faixa etária, localização etc. Mas, para acertar em cheio no alvo, você precisa definir e conhecer suas personas.
Partindo do público-alvo, a persona é uma representação do cliente ideal, que considera, – além das informações básicas como sexo, idade ou profissão -, características reais de quem consome seu produto ou serviço, como história de vida, motivações, desejos, desafios e preocupações.
A melhor maneira de definir sua persona é conversar com sua base de clientes e procurar padrões nos hábitos de compra e consumo dos produtos e serviços. Conhecê-los melhor te ajuda a criar uma persona mais próxima a realidade do indivíduo que realiza a compra.
Veja, na prática:
Público-alvo: profissionais de RH de empresas de pequeno e médio porte do Sudeste, com idade entre 25 e 55 anos e salário entre R$ 10 mil e R$ 20 mil
Persona: Janaína tem 35 anos, ganha R$12 mil e é gerente de RH em uma empresa de médio porte em Belo Horizonte. Casada e mãe de dois filhos, ela busca informações sobre a área e recruta profissionais pelo Linkedin, mas o Facebook é sua rede social favorita. O principal desafio, é administrar a área com um time enxuto (um assistente e um estagiário) e difundir a cultura da empresa entre os colaboradores.
Enquanto o público-alvo é mais amplo e generalista, a persona te ajuda a compreender melhor quem é o seu cliente e do que ele precisa. Desse modo, você sabe exatamente com quem está falando na hora de preparar conteúdos e estratégias e aumenta as probabilidades de atração, conversão e retenção.