Redes sociais: em qual delas seu público está?

Com a força das redes sociais, estar presente neste universo é o mínimo que qualquer empresa pode fazer. Mas sabemos que fazer só o mínimo não adianta, né?! Então é preciso definir os objetivos e escolher a melhor estratégia e tudo isso passa pela questão: quem é seu público-alvo e onde ele está. Essa resposta pode, inclusive, determinar em quais redes investir e se fazer presente.

Isso porque – e aqui vale a máxima – assuntos que interessam “a todo mundo” não interessam a ninguém. Produzir conteúdos genéricos é perda de tempo e energia, uma vez que eles não atingirão as pessoas para as quais se destinam e, portanto, não trarão o retorno esperado.

Existem diversos estudos, que mapeiam o público de cada rede social. Um deles, produzido pela agência We Are Social em parceria com a plataforma de mídia Hootsuite, coletou dados de 22 milhões de usuários em 45 países, e desenvolveu o ranking das redes sociais mais usadas no Brasil: YouTube, Facebook, WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger. Considerando que o brasileiro gasta, em média, três horas e 34 minutos por dia com as redes sociais, e a maioria tem entre 25 a 34 anos. Na sequência aparecem usuários de 18 a 24 anos, seguido pelo grupo de 35 a 44 anos e em último lugar estão os idosos a partir de 65 anos.

Além da faixa etária, existem outros pontos importantes, que devem ser considerados para definir o público-alvo e a estratégia para alcançá-lo. Entre eles: nível de escolaridade, nível socioeconômico, estilo de vida, valores e, principalmente, o modo como as pessoas consomem informação. Dependendo da área de atuação, a região onde vivem estas pessoas também têm de ser levada em conta.

Ao selecionar e restringir o seu conteúdo a um público específico, você pode até perder em quantidade, mas o ganho em qualidade é altíssimo, pois, direcionando o conteúdo ou produto ao público para o qual ele se destina, as chances de atrair leads qualificados para sua empresa também aumentam.

Nosso post Como turbinar sua marca nas redes sociais” pode te ajudar a definir a melhor estratégia para divulgar sua empresa nas redes sociais.